A maioria das mulheres usa uma grande quantidade de cosméticos diariamente; desde os cremes hidratantes e maquiagem até o gel de banho ou xampu. Os diferentes compostos destes produtos podem causar irritação e inclusive reações alérgicas, ago difícil de diagnosticar devido à grande quantidade de cosméticos que costumamos aplicar.
É importante diferenciar uma irritação de uma alergia. A irritação é produzida por algum produto inadequado para nossa pele e aparece em forma de vermelhidão limitada à zona da aplicação. Por outro lado, a alergia, manifesta-se com vermelhidão seguida de eczemas, escamação, coceira, conjuntivite e febre. Os sintomas se estendem em outros locais, além do qual o produto foi aplicado.
A zona mais afetada normalmente é a do rosto, o que não impede de que os problemas também apareçam em outras áreas do corpo. O complicado é saber exatamente que produto esta causando a alergia, assim que deverá ser realizado um rigoroso acompanhamento dos cosméticos aplicados e mudar algumas pautas, retirando o uso de alguns produtos e analisando a reação da nossa pele à mudança.
São muitos os componentes que podem causar alergias, mas isso depende basicamente da sua tolerância a eles. O importante é visitar um dermatologista que determinará exatamente os ingredientes dos cosméticos que te causam alergia.
Além do tratamento medico você deverá ter atenção redobrada na compra de produtos de beleza. Leia cuidadosamente os rótulos em busca dos componentes e derivados dele que não pode usar.
É importante também que mantenha seus produtos devidamente fechados, longe da exposição solar e umidade. Higieniza sempre seus pinceis de maquiagem.
Pode ser difícil inicialmente mudar seu ritual de beleza e produtos aos quais foi feil muito tempo por outros, mas com o tempo saberá identificar os melhores cosméticos para sua pele e manter a beleza e saúde da sua cútis sempre.